terça-feira, 19 de novembro de 2013

Top 10 Musicais da Broadway

Eu não sei se sou a única, mas sempre sonhei em um dia poder sair cantando pela rua e as pessoas me seguirem dançando, ou subir em cima da mesa no refeitório e de repente tá todo mundo cantando junto - tipo nos musicais. Esse gênero sempre foi um dos meus preferidos, talvez por esse meu desejo ainda não ter se realizado (e ok, provavelmente nunca se realizará) ou porque é um tipo de filme/peça que, não importa a história, sempre nos alegra, de uma forma ou de outra. Como qualquer outra criança da minha época, eu era viciada em High School Musical, e acredito que foi aí que minha paixão por musicais surgiu, rs. Mas, recentemente, ao assistir Les Misérables (<3), esse amor voltou à tona e me tornei a viciada em Broadway que sou hoje. É claro que nesse meio tempo tive tempo de apreciar filmes com cenas cheias de gente linda dançando e cantando pra lá e pra cá, tipo Encantada, Enrolados <3 e 500 Dias Com Ela, naquela cena da praça. Mas hoje resolvi falar sobre os musicais da Broadway, porque sei que é muito mais complicado gostar dessas peças por serem de "difícil acesso" - simplesmente (e infelizmente) não dá pra ir à Nova York assistir peças todos os dias, e é difícil encontrar musicais inteiros gravados na internet. Por isso sou obrigada a me contentar com os vídeos disponibilizados pela Broadway.com e os álbuns que contém a maioria das músicas do teatro. Sem mais enrolações, este é o meu Top 10 Broadway's Favorite Musicals:

10- The Wizard Of Oz: Esse foi o primeiro musical que eu assisti, no Broadway on tour versão BR aqui na minha cidade. A parte mais WOW era quando a Bruxa Má do Oeste derretia (or not!!!) e quando caiu um monte de papelzinho prateado em cima da plateia. Foi o máximo. Não me lembro muito bem das músicas, porque faz muito tempo, mas com base no filme de 1939 (<3), minha favorita é, obviamente, Over the Rainbow.


9-  Spider Man: Turn Off the Dark: Esse musical conta, basicamente, a história do primeiro filme do Homem-Aranha. Só que, claro, com muita música e efeitos especiais muito loucos! Tem herói voando por cima da plateia o show inteiro (o que gera muitos acidentes e alguns funcionários do teatro já ficaram gravemente feridos). Minhas músicas favoritas são Rise Above e If the World Should End - e, infelizmente, hoje saiu a notícia de que o musical fechará em dezembro, porque eles tem a intenção de levá-lo pra Las Vegas :(


8- Big Fish: Desde que assisti (ano passado) ao filme, me apaixonei por Big Fish. Quando descobri que seria transformado em musical, surtei. Quando descobri que o Norbert Leo Butz ia ser o Edward Bloom, surtei ainda mais. Ele é um dos meus atores favoritos da Broadwau, e esse é um dos motivos pelos quais amo esse musical. É sobre a incrível vida que Edward Bloom teve, e suas histórias fantásticas demais para seu filho, já adulto, acreditar. É legal porque não fica explícito o que é real e o que não é, e cabe a você decidir em que acreditar. Melhor música: Fight the Dragons (não é a música original, mas acabei de descobrir esse vídeo e apaixonei)


7- Catch me If You Can: Ok, esse musical tem o melhor elenco ever. Aaron Tveit como Frank Abagnale Jr. e o Norbert Leo como Carl. Mas, deixando as tendenciosidades de lado, a história desse musical - pasmem - aconteceu. de. verdade. Frank é um garoto safadenho que se passa por piloto, médico e advogado sem ser profissional em nenhuma das áreas! Por ser um ótimo falsificador de cheques, é doentiamente perseguido por Carl Hanratty, um policial louquinho, rs. As melhor músicas são Live in Living Colors e Seven Wonders


6- Beauty and the Beast: Tive a oportunidade de assistir a esse musical em São Paulo há algum tempo, com a Patrícia do Rouge (sdds) como a Bela, rs. Saí completamente maravilhada do teatro, porque cara, o cenário se mexia sozinho! E minhas expectativas foram completamente superadas, porque como é coisa brasileira a gente sempre fica com preconceito. Mas Broadway é Broadway, e em qualquer lugar do mundo será lindo. Melhores Músicas: (só achei em inglês, rs) Belle e Beauty and the Beast


5- Newsies: Conta a história dos jornaleiros em Nova York durante os anos de 1890, mostrando a exploração das crianças nesse trabalho e como elas se revoltam com sua condição. Jack, o protagonista, tem o sonho de viver em uma pequena cidade rural, Santa Fe, para viver uma vida digna, mas ao mesmo tempo lidera a "revolução" que os meninos do jornal fazem. O musical tem muita dança, e isso o deixa ainda mais bonito de ver. A soundtrack é maravilhosa, o que é de se esperar - porque o Alan lindo Menken que a compôs. As melhores músicas são Seize the Day, Brooklyn's Here e King of New York
PS aleatório: O Davey é o melhor personagem de todos. Just saying.


4- Kinky Boots: Esse é o musical mais WUT da história, mas é demais. Conta a história de Charlie, um garoto que herda a fábrica de sapatos de seu pai, que estava quase indo à falência. Então Lola, um travesti muito demais (rs) entra em cena e convence Charlie a produzir Kinky Boots, aquelas botas enormes, que chegam até as coxas), que fossem mais resistentes para que os travestis possam usá-las sem quebrar o salto, rs. Depois de muitas tretas, dá tudo certo e as botas de Lola fazem sucesso pelo mundo todo. É. A história pode ser completamente zoada, mas carrega uma mensagem muito bonita. Durante o espetáculo, percebe-se que Lola, por mais confiante e glamourosa que pareça, tem suas inseguranças e sofre com o preconceito (pode ter sido minha TPM, mas chorei toneladas quando esse lado oculto de Lola era trazido à tona. Thumbs up pela maravilhosa atuação de Billy Porter!). Não é novidade que essa é a realidade de muitos homossexuais, e por esse motivo Kinky Boots tem o objetivo de acabar com essa discriminação. Nas palavras de Don, "you change the world when you change your mind". As melhores músicas são Step One, The History of Wrong Guys e Raise you Up/Just Be


3- The Lion King: Esse é o musical mais legítimo que já assisti ~live in living colors~, rs. Escolhi vê-lo quando fui à NY, e acredito ter sido uma ótima opção. É tudo lindo, como é de se esperar, e fiquei surpresa na forma como eles fazem os animais e tal. Até dei uma chorada durante Can You Feel the Love tonight, porque é realmente lindo. Não vou contar a história, assim como fiz com os clássicos, porque todo mundo já sabe. As melhores músicas: Can You Feel the Love Tonight, Circle of Life e Hakuna Matata


2- Les Misérables: Pra quem ainda não viu o filme, vá agora o musical conta a história de Jean Valjean. Como ele saiu da cadeia, salvou Cosette das mãos dos Thénardier e se escondeu de Javert durante muito tempo, entre outras coisas também importantes - mas que não vou falar pra não dar muito spoiller, rs. É um musical lindo, e por mais que o palco seja todo escuro e o cenário não seja lá aquelas coisas, é o vice da lista por ter uma história incrível e músicas à altura. As melhores são At the End of the Day, Master of the House, I Dreamed A Dream, <3 ABC Cafe + Do You Hear the People Sing <3 e Epilogue


1- Wicked: Eu amo esse musical por inúmeras razões, mas as mais válidas para esse post são o fato de esse ser um spin-off de O Mágico de Oz, que mostra o outro lado da Bruxa Má do Oeste, além de explicar o porque de a Dorothy ser levada à Oz e como o Homem de Lata, o Leão Covarde e o Espantalho viraram quem eles são - além de, claro, a amizade de Elphaba e Glinda. Wicked, diferentemente da história de Dorothy, é mais pesada e profunda. O musical nos faz perceber que, por mais clichê que pareça, as aparências realmente enganam. Além disso, o final não é o que todos esperam, e nos deixa indignados pela injustiça contra Elphaba, uma garota muito poderosa e que só queria fazer o bem. Outro fator relevante é a trilha sonora, que pra mim é a melhor dessa lista. As músicas tem um estilo muito apropriado pra história, meio mágico e em algumas vezes sombrio. É simplesmente demais. Existem alguns vídeos completos no Vimeo e, embora a imagem esteja bem ruim, vale a pena assistir. Btw, Wicked completou 10 anos em outubro! YAY! Melhores músicas: o álbum inteiro Dancing Through Life (com o lindo do Aaron Tveit), The Wizard and I, What is this feeling, <3 Defying Gravity <3, Thank Goodness e For Good. Que fique claro que eu tive que fazer um enorme esforço pra não colocar todas as músicas aqui, rs.


PS aleatório que poucos entenderão: Toss Toss!
PS2 aleatório que alguns entenderão: Not all can come and go by BUBBLE!
PS3: Eu precisava colocar esses PSs. Eu simplesmente PRECISAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário